Abajur – Dicas para iluminar e decorar o ambiente

O primeiro abajur foi criado no século XVI, na cidade de Paris. No princípio o seu combustível foi o petróleo. Após a luz elétrica ele passou a ser utilizado como mais uma fonte de luz nas casas dos abastados. Os super conceituados e  elegantes abajures Tiffany começaram a ser fabricados em 1895.

A princípio os abajures só serviam para iluminar o ambiente. Hoje são ítens superimportantes no layout de um projeto de decoração e de luminotécnica.

Por sua versatilidade podem ser usado em vários ambientes com funções diversas. Tudo vai depender da lâmpada escolhida, da altura do pé (coluna) do abajur ou da forma, área e altura da cúpula.

Para qualquer estilo de decoração você encontra a peça ideal.

Podem ser encontrados nos mais diversos estilos, materiais, tamanhos e cores.

Algumas dicas superimportantes para você saber antes de comprar o seu abajur:

Se o objetivo for usa-lo para ler, procure um em que a luz não incida nos olhos e que só ilumine abaixo da região do queixo.

Os abajures apoiados em mesas laterais ou em aparadores são os ideais para as salas de estar e halls de entrada pois os raios luminosos não incidem diretamente nos olhos, ofuscando-os.

O local ideal para se colocar um abajur é próximo a uma tomada, ninguém merece um fio esticado aparecendo. Se você escolher um local afastado da parede para posicionar o seu abajur, uma boa estratégia é instalar uma tomada no chão.

Dicas de decoração para valorizar o ambiente com o abajur

O tamanho do abajur tem que ser proporcional ao local onde será apoiado. Uma dica rápida é: nunca um abajur pode ocupar uma área superior a 60% do apoio escolhido.

Utilize lâmpadas com luz amarela nas áreas sociais e íntimas e luz branca nas áreas de leitura.

Se o local escolhido precisar de uma iluminação mais intensa, escolha um com a cúpula branca ou em um dos tons nude.

Quando você usar mais de um abajur em um mesmo cômodo, necessariamente eles não precisam ser iguais. Você pode ousar escolhendo modelos diferentes. Isso dá estilo e causa interesse ao ambiente.

Nos quartos de casal quando um gosta de ler antes de dormir e o outro não, uma boa medida é usar em uma das laterais da cama um abajur ou um pendente com luz amarela, só para ser usada como luz auxiliar e na outra lateral um foco com luz branca, obedecendo as regrinhas de iluminação para leitura.

Fizemos uma seleção de imagens com lindas decorações onde os abajures são destaque para você se inspirar.

Quer mais ideias? Entra na nossa pasta “Abajur na decoração” no Pinterest.

Créditos de imagens:  JC-Uberaba, Reforma Fácil, Decoração I,  christinahamoui,  photos.hgtv,  Juliane Cardoso,  ntzchs,  Décorer, Street Market, decorarst, Cecilia Dale, Casar é ..., dezigngenie, Minha Casa Minha Cara,  jewelcaddy,  bgliving, Casa Pensada,  aliexpress, Carro de Mola,  froghilldesigns, Decorator,  Dr Engenharia, Projetos Habitissimo, vivadecora, Moldura Minuto,  Grandes Idéias Para Casa
Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Uma resposta para “Abajur – Dicas para iluminar e decorar o ambiente”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *