Balcão Aberto ou Fechado na Cozinha Americana?

Apesar da cozinha americana ser integrada e aberta para a área de estar, normalmente ela é delimitada por um balcão, que define o espaço de cozinhar e ainda tem múltiplas funções, desde mesa até bancada e armário.

Mas, na hora de escolher o balcão ideal para a sua cozinha, qual você prefere? O aberto, ou o fechado? Saiba que cada uma das opções tem vantagens e desvantagens e a escolha certa para você irá depender do seu espaço e dos hábitos da sua família.

1 – Balcão Aberto – Vantagens

Vamos falar primeiro sobre a cozinha com balcão aberto? Optar por uma divisória vazada entre a cozinha e sala de estar é ótimo para cozinhas e apartamentos compactos.

Isso porque você amplia visualmente o espaço quando não cria uma barreira visual (divisória fechada). Para reforçar ainda mais o resultado contínuo, utilize um único piso nos dois ambientes. Apenas tenha certeza de que ele é apropriado para áreas molhadas.

Cozinha compacta com balcão

Não deixe de ler também: QUERIDA, INTEGREI A COZINHA! 5 DICAS PARA FAZER UMA COZINHA AMERICANA COM SUCESSO

Outra vantagem de usar um balcão aberto é que você pode ganhar centímetros preciosos na sua cozinha compacta. Como esse tipo de bancada não precisa acomodar um armário sob o tampo, 30cm a 35cm são mais que suficientes para fazer refeições rápidas.

mesa balcão para cozinha

A economia é outro ponto favorável. Esses balcões podem ser mais simples e, portanto, mais baratos que os balcões tradicionais. Nos materiais, a versatilidade fala alto: mármore (já que não faz parte da área molhada), granito, madeira ou pedras artificiais são bem aceitos.

Balcão para Sala de Estar

Alternativamente, você pode usar uma mesa de jantar para fazer as vezes de um balcão aberto de cozinha. Além de charmoso e funcional, a mesa ganha função multiuso (apoio e jantar). O único cuidado aqui é a altura: mesas medem entre 70cm e 75cm e aceitam cadeiras comuns.

cozinha compacta com balcão

Já a altura do balcão é a partir de 95cm, podendo chegar a 1,20m (altura de balcão de bar) e exige cadeiras altas e banquetas.

2 – Balcão Fechado – Vantagens

Um balcão fechado entre a cozinha e a área social da casa é ideal para quem quer delimitar bem o espaço do cozinhar e obter um resultado um pouco mais tradicional.

balcão ilha cozinha

Também é a melhor opção se você precisa de muito espaço para guardar as coisas! Na cozinha compacta qualquer lugarzinho de armazenamento é bem-vindo, né?! Nesse caso, instale um armário sob o tampo da divisória.

cozinha americana

Além disso, balcões com armário costumam ser mais espaços, e ficam com aquela cara de ilha que a gente tanto ama! Como resultado é até possível usar o cooktop na divisória.

cozinha compacta com ilha

Mas não pense que porque você optou por uma bancada fechada terá que abrir mão de um lugar para refeições. Da mesma forma que nos balcões abertos, é possível encostar uma mesa no local, pelo lado da sala. Ou estender o tampo além do armário, criando uma prateleira flutuante onde é possível encaixar as banquetas.

balcão divisória cozinha sala

Finalmente, outra vantagem desse tipo de balcão é conferir um pouco mais de privacidade para a cozinha. Ótima pedida naqueles dias em que você decide relaxar, e a bagunça que espere.

3 – Balcão Aberto – Desvantagens

Por outro lado, as desvantagens de ter um balcão aberto/vazado se contrapõem exatamente às vantagens do balcão fechado. Ao contrário daquele, esse tipo não acomoda gabinetes e, assim, pode ser um problema para quem precisa de armários.

mesa balcão para cozinha americana

Além disso, a integração total exige mais carinho e atenção à decoração do espaço, e também organização e disciplina para manter a cozinha sempre limpa e arrumada.

4 – Balcão Fechado- Desvantagens

Ao contrário de um balcão aberto, esse tipo de layout cria uma barreira visual e acaba diminuindo a amplitude de sua casa. Portanto, pode ser um ponto negativo para cozinhas muito compactas e apartamentos pequenos.

altura balcão de cozinha

Alie a isso o fato de que esses balcões precisam ser um pouco mais largos, para acomodar um armário e uma bancada para refeições. (medida armário: 40cm se quiser guardar pratos e copos, ou 60cm para utensílios maiores)

Finalmente, por serem uma composição de armário + tampo, costumam ser mais caros que os balcões abertos. Por isso, se a grana estiver curta, vale levar isso em consideração!

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

3 respostas para “Balcão Aberto ou Fechado na Cozinha Americana?”

  1. Obrigada pelo maravilhoso artigo.
    Estava na dúvida qual balcão colocar na minha cozinha.
    Agora defendo ainda mais a opção na qual tinha me encantado.
    Já decidi, minha cozinha vai ter um balcão aberto.😍😍😍

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *