Brinquedoteca em Casa: Dicas e Cuidados

Cansou da bagunça das crianças espalhada pela casa inteira e resolveu montar uma brinquedoteca naquele espacinho que está sobrando? Uhu! Adoramos a ideia!

Concentrar os brinquedos, livros, DVDs e toda a bagunça dos filhos em um ambiente especialmente montado e pensado para eles é perfeito! Assim você pode reconquistar a sua casa e ainda ficar super tranquila que as crianças estão brincando com segurança.

quarto de brincar

Brinquedoteca em Casa: Por onde começar

Em primeiro lugar pense em todos os usos que pretende dar ao espaço das crianças: vai ter TV? Então não esqueça de investir em pufes, almofadas ou tapetes fofos, para eles se jogares.

Além de brinquedoteca, vai servir como quarto de estudos? Então uma mesa ou escrivaninha é indispensável. Se possível, opte por uma marcenaria planejada que possa crescer com as crianças, consequentemente, sem maiores investimentos no futuro.

Finalmente, quantos brinquedos vão ser acomodados lá e como esse lugar será utilizado: com maior ou menor liberdade? Em caso de maior liberdade, invista em estantes abertas e armários baixos, fáceis de abrir e fechar.

Em seguida reúna a garotada e apresente as suas ideias para que possam escolher a que mais agrada a eles. Se outras sugestões razoáveis forem apresentadas inclua-as no projeto. Isso é fundamental para a montagem de uma brinquedoteca democrática.

Brinquedoteca em casa: Eu preciso de um tema?

Necessariamente uma brinquedoteca não precisa de um tema, mas ele pode ser um bom ponto de partida se você tem dificuldades em tomar decisões na hora de decorar e combinar objetos.

Se você acha que isso te ajudará, aqui vão algumas sugestões de temasque permitem uma decoração super criativa e muito interativa: Esportes, Circo, Super heróis, Floresta e Parque de diversões.

tema para quarto de brincar

Brinquedoteca em Casa: Passo a Passo

Acima de tudo, na hora de montar sua brinquedoteca, você deve ter em foco a segurança das crianças e a facilidade de manutenção do espaço.

O Piso

Primeiramente invista em um piso seguro, confortável, resistente a manchas e rabiscos, que seja fácil de limpar e ofereça conforto térmico e acústico.

Os laminados ou os vinílicos se encaixam perfeitamente nessas características, mas, se algumas brincadeiras mais radicais fizerem parte do projeto, pense em colocar um piso emborrachado anti-impacto. Afinal, já diz o ditado: “É melhor prevenir do que remediar”.

piso eva criança

Revestimento de Parede

Tenha em mente que esse é um espaço para brincar! Consequentemente as crianças irão se empolgar! Por isso, pinte as paredes com uma tinta acrílica super lavável em uma cor neutra, se quiser criar uma base neutra e deixar o colorido por conta dos brinquedos.

Ou, em contraste, aposte em cores alegres e vibrantes e transforme o espaço em uma grande festa.

quarto de brincar infantil

Além disso, você pode optar por uma tinta especial que permita transformar a parede em uma grande lousa ou até mesmo num gigante quadro imantado, onde as crianças poderão prender desenhos, fotos, bilhetes… Certamente seus filhos vão amar!

tinta magnetica brinquedoteca

Acima de tudo, fique longe revestimentos delicados, como papéis de parede ou tecidos. A última coisa que você quer se preocupar em uma brinquedoteca é com aquele revestimento caríssimo que você comprou!

Marcenaria

Certamente a marcenaria é a principal estrela de uma brinquedoteca. É ela quem garantirá que tudo tem seu lugar certo, além de esconder fios e tomadas e dividir as áreas destinadas para cada atividades.

Nichos e prateleiras são muito importantes para a organização do espaço e educação da gurizada (brincou, guardou!);

como organizar brinquedos

Além disso, a marcenaria pode te ajudar a estimular as crianças a se dedicarem a atividades que não curtem muito. Por exemplo, um nicho redondo com um colchonete atrai as crianças para a leitura, além de ser super confortável e charmoso, a criançada ama;

nicho rendondo grande infantil

Uma mesa de estudos na altura certa certamente atrairá os pequenos e fará com que eles fiquem concentrados por mais tempo.

ideias de mesa infantis

O mesmo vale para a TV: uma painel planejado para o publico infantil é diferente do adulto. A TV deve ficar a uma altura máxima de 80cm, e presa na parede, para maior segurança. Seu filho não pára quieto para ver um filminho? Será que não é por isso?

Segurança sempre

Finalmente, beleza e funcionalidade são ótimas, mas segurança é ainda mais! Por isso, feche todas as tomadas com protetores, se as crianças forem pequenas

Não coloque mais brinquedos,  móveis ou cantinhos do que o espaço comporta. Além de impedir a circulação, dificulta as brincadeiras e pode causar acidentes. Ainda por causa disso, opte por móveis com cantos arredondados.

Da mesma forma, mande colocar nas janelas grades ou telas e lembre-se, sem móveis encostados sob elas, para evitar maiores preocupações.
A partir daí você pode iniciar a execução do seu projeto. Temos certeza que a garotada vai amar! E o mais importante: Grandes lembranças, histórias incríveis e inacreditáveis serão levadas pelo resto de suas vidas.

 

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *