Closet – As medidas ideais

Acima de tudo são as suas necessidades que irão determinar as divisões internas dos armários do seu closet.

Faça um levantamento de tudo o que você tem e só depois marque a visita de um marceneiro à sua casa.

Agora, é de suma importância você saber quantos sapatos vai querer guardar nesse móvel, qual a quantidade de bolsas, se as malas vão ficar nele, e assim por diante. Disso dependerá o layout interno dos armários do seu closet.

Lembre-se que o projeto do interior dos seus armários é fundamental para a beleza do seu closet.

Mas pense na hora do projeto que não é só a beleza que vai determinar o bom funcionamento e a praticidade no seu dia a dia.

Aproveite ao máximo a área interna dos seus armários.

Sugestões para as porta do closet

Em primeiro lugar uma sugestão que nós sempre fazemos aos nossos clientes e que não deixe os armários abertos, sem portas.

Nesse tipo de closet é mais fácil pegar as coisas, mas em compensação a limpeza é bem complicada. A consequência disso é que o pó se acumulará com muita facilidade e rapidez, portanto, exigirá uma manutenção semanal.

Por isso, sugerimos portas com uma moldura de 5cm de marcenaria com acabamento em meia cana (boleado/arredondado), completada por vidro transparente e sem puxadores aparentes ou as feitas em esquadria de alumínio.

A vantagem desse tipo de porta é deixa aparente o interior dos armários e proteger contra as partículas de sujeira.

É sempre interessante utilizar uma rodabase para fechar a parte de baixo de um armário. Em primeiro lugar, facilita a limpeza no dia a dia e em segundo, preserva a marcenaria.

Se for utilizar, ela deve ter 5cm a 7cm de altura, com área de chute (recuo) de 2cm a 3cm (terminado).

Uma boa ideia é embutir fitas de LED com sensor nas prateleiras e no topo dos cabideiros. Elas se acendem automaticamente sempre que as portas são abertas para melhor visualização do interior dos armários.

Sobretudo para garantir um dia a dia tranquilo, solicite para o marceneiro que as portas de canto tenham abertura no centro, permitindo que o interior seja acessado com facilidade.

Algumas dicas para você poder discutir com o seu marceneiro antes de fazer o projeto do seu closet:

-Se as portas forem de abrir, a medida do seu armário pode ter entre 58 e 62cm. Essa é uma profundidade que permite pendurar as roupas e não amassa-las;

-Se forem de correr você precisará de 63 a 67cm;

-Se você optar por prateleiras deslizantes para os sapatos  a altura de 15cm é aconselhável, porém se elas forem fixas, a altura ideal é de 25cm;

-Prateleiras para acomodar bolsas, roupas dobradas ou roupa de cama e mesa deverão ter 30cm de altura;

-Já os espaços para cabideiro variam com o tipo de roupa. Para calças, blazers e casacos deixe 1m de vão livre, e 1,60m para vestidos e casacões;

-Os calceiros devem ter altura ente 80cm e 85cm;

-As gavetas dependendo do uso podem ter 3 tamanhos:

Acessórios: 50cm x 10cm (colmeias de acrílico ou plástico são uma boa pedida para a organização);

Roupas íntimas: 50cm x 15cm

Blusas e camisetas: 50cm x 20cm

Roupas de malha ou lã: 50cm x 40cm

-As prateleira superiores (maleiro) podem ter entre 50cm e 60cm de altura, ideal para guardar malas e objetos menos usados como cobertores, caixas com documentos, etc.

Complementos de um closet

Um belo lustre pendente valoriza qualquer ambiente! Mas cuidado, os lustres só funcionam bem em quartos com pé direito alto. Se o pé direito da sua casa for menor que 2,60 procure os modelos de sobrepor (plafon), que são instalados rente ao teto.

Fique atenta, ainda, à abertura das portas dos armários, para que não batam no lustre (dependerá da largura das portas definida pelo marceneiro).

Sugerimos sempre um tapete, de poliéster com pelo mais curto ou um Shaggy, que também é confeccionado em nylon ou poliéster, porém de pelo mais longo.

O ideal é que ele ocupe todo o centro do closet. Para isso espere os armários serem instalados e somente após isso, meça o espaço. Não se esqueça de verificar o giro da porta! Tapetes muito altos podem prender e enrolar na hora da abertura.

Infelizmente, esse tipo de medida é muito difícil encontrar em tapetes de pronta entrega. Mas isso não quer dizer que você ficará sem um tapete luxuoso para trazer conforto e requinte para seu closet!

Algumas lojas como Santa Mônica, By Kamy, Tecer tapetes, dentre outras, fazem tapetes sob medida.

Um belo espelho de corpo inteiro é imperativo para a dinâmica do seu vestir. Você pode usar uma das portas (espelhada) ou apoiar um espelho de corpo inteiro em uma das paredes do cômodo.

E, se você tiver um espacinho, um puff é uma peça super bem-vinda em um closet. 

Essas são as nossas dicas para você ter um closet lindo e super funcional. Esperamos ter te ajudado.

Créditos de imagens: Florenze, Brandani Decore, chinesedic, Dcore Você
Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *