Decoração de Estante: Como ter um resultado de Revista

Úteis e decorativas, as estantes são as atuais queridinhas dos arquitetos e decoradores. Mas para cumprir sua verdadeira missão, não basta sair atulhando tudo o que tem em casa no móvel! Quer aprender a fazer uma decoração de estante como um profissional? Confira nossas dicas simples.

Regra nº 1 da Decoração de Estante: Minimalismo

A primeira regra na decoração de estante é não sobrecarregar o móvel. Estantes e prateleiras precisam de espaços livres. Um respiro visual. Por isso, comece selecionando apenas o que você realmente quer ter exposto ou à mão.

Comece a produção sempre com menos objetos, e, em seguida, vá acrescentando outros, até obter o resultado desejado.

como fazer decoração estante

Regra nº 2 da Decoração de Estante: Equilíbrio Visual

Após fazer uma seleção de poucos objetos para decorar o seu móvel, chegou a hora de acrescentar outros itens na sua estante. Procure fazer uma distribuição equilibrada. Evite acumular vários enfeites em um lado, e apenas uns poucos livros do outro.

como decorar estante

Os espaços livres também tem que ser proporcionais. Não deixe um lado vazio e outro completamente preenchido.

sala com estante decorativa

Outra dica para atingir o equilíbrio visual é definir uma altura média. Isso significa que cada nicho deve ter um ou mais objetos que atinjam uma determinada altura, repetida nos demais.

segredo para decorar estante

As melhores formas de agregar altura à decoração da sua estante é com livros na vertical, vasos de flores ou plantas, esculturas, porta-retratos ou mesmo quadros apoiados no fundo do móvel.

Procure distribuir, portanto, os enfeites mais altos ao longo da estante.

Regra nº 3 da Decoração de Estante: Volumetria

Agora chegou a hora de dar profundidade a sua composição. Na decoração de estante não adianta apenas colocar objetos mais ou menos da mesma altura. Sim, isso cria equilíbrio visual. Mas, ao mesmo tempo deixa a produção monótona.

Assim, faça composições com objetos pequenos. Eles podem ser posicionados a frente dos objetos maiores (contanto que não obstruam a visão), ao lado ou empilhados para atingir a meta de altura.

objetos para decorar estante

 

Uma ótima forma de criar volume e altura com acessórios menores, por exemplo, é empilhar alguns livros na horizontal e apoiar um enfeite sobre o conjunto.

como decorar estante

Regra nº 4 da Decoração de Estante: Personalidade

Considere a estante como uma vitrine da sua casa. Ela deve contar um pouco da sua história, personalidade e estilo.

Por isso, na hora de selecionar os enfeites para o móvel, porta-retratos, coleções e lembranças de viagens são sempre bem-vindos. Livros e discos também contam muito sobre você.

como decorar prateleira

Decoração de Estante: Objetos curinga

Livros

É fato: não existe decoração de estante sem livros. Seja na sala ou no Home Office, eles são o maior curinga na produção desses móveis.

Aproveite os livros para criar volume em sua estante: intercale grupos de obras na vertical com outros na horizontal.

estante decorativa sala

Para apoiar livros na vertical, aposte em aparadores de livros marcantes e decorativos. Ou utilize outros enfeites para segurar a pilha.

Decoração é bom, mas tem que ser funcional, certo? Os livros de consulta constante ficam mais acessíveis na vertical. Evite colocar esse tipo de literatura na horizontal ou muito junto a outros objetos. Isso irá dificultar demais o acesso no dia-a-dia.

Livros decorativos com capas bonitas podem ser apoiados no fundo da estante, como quadros. Além de ajudar na altura da composição, também traz cor e textura para o conjunto.

Caixas

Caixas organizadoras decorativas são ótimas na hora de decorar estantes e prateleiras. Elas agregam volume, cor e textura à composição, mas também cumprem uma função no dia-a-dia, já que são ótimas para guardar miudezas.

caixa organizadora para estante

Vale usar no Home Office para guardar material escolar. Na sala para controles remotos, pilhas e adaptadores. Na cozinha, banheiro e onde mais você tiver uma estante.

O maior curinga na hora de decorar com caixas é ocupar toda a prateleira mais  alta ou mais baixa com elas. Na prateleira alta, guarde itens que não usa muito.

Já nas prateleiras mais baixas, caixas tipo cesto são perfeitas para guardar mantas. Organização e charme na sua decoração.

como decorar com caixas

Vasos de Flores ou Plantas

Para quebrar a aridez da sua estante é sempre bom intercalar livros e outros objetos “duros” com plantas. Você pode utilizar vasos altos, como solitários, para agregar altura, ou menores e mais baixos, para volume.

Procure distribuir também as plantas ao longo do móvel para maior harmonia e equilíbrio.

decoração de estante com plantas

 

Agora que você já sabe tudo sobre a decoração de estante, não deixe de ler também MARCENARIA PARA DIVIDIR e aprenda a utilizar as estantes como divisórias de ambiente.

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

4 respostas para “Decoração de Estante: Como ter um resultado de Revista”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *