Decoração de Varanda Pequena: Truque infalível para ela parecer maior!

Você tem uma varanda pequena e estreita e acha que é impossível aproveitar o espaço, por isso acabou deixando ela vazia, ou colocou umas plantinhas lá e ficou por isso mesmo…

Bem, você devia se envergonhar! kkkkkkk Brincadeiras à parte, você pagou muito caro por esses metros quadrados que está deixando abandonados aí na sua casa!

Espaços reduzidos podem parecer um enorme desafio na hora de montar a casa, mas, na decoração da varanda pequena existe um truque simples e infalível que deixará o espaço lindo e funcional, sempre! Bora aprender?

Varanda Pequena: Primeiras coisas Primeiro

Antes de começar a decoração da varanda, você precisa tomar uma decisão super importante: vai envidraçar a sacada?

Se quer a nossa opinião, faça! Uma varanda envidraçada só tem vantagens em termos de manutenção e materiais, e não perde nada, já que os vidros podem ser completamente recolhidos.

Na varanda de apartamento, o envidraçamento amplia as possibilidades de uso. Além disso, com o fechamento da sacada, é possível integrar a varanda à sala, retirando a porta divisória e apostando em um piso único. Só isso já deixará sua varanda (e sua sala!) enorme!

* Verifique sempre na convenção de condomínio ou com o síndico do seu prédio se isso é possível.

decoração varanda

Se não for envidraçar, tudo bem. Apenas tome muito cuidado com os materiais escolhidos para a decoração e tenha certeza que são resistentes ao sol e à chuva.

Varanda Pequena: O grande truque!

Varanda envidraçada (ou não), agora você pode começar a decorar. O truque para fazer caber tudo na sua varanda pequena é usar as laterais. Posicione um banco nas paredes laterais ou acompanhando a linha do guarda-corpo.

Quando você ocupa o perímetro da varanda pequena com móveis, a área central fica livre. Isso significa melhor circulação e sensação de amplitude.

decoração varanda pequena

Em varandas muito, muito pequenas, com menos de 1 metro de profundidade, encoste o banco no guarda-corpo, virado para a sala.

varanda apartamento

Com as portas abertas (ou no caso da integração total) você ganha vários assentos extra para a sua sala de estar!

varanda apartamento

Se sua varanda mede a partir de 1 metro, você pode até mesmo considerar um banco em L. Apenas fique atento à profundidade do assento: com 40 centímetros já é possível sentar com conforto. Menos que isso, seus convidados acabarão com os bumbuns doloridos!

decoração varanda pequena

E sabe aquele cantinho do L que ninguém senta? Você pode aproveitar como mesa de apoio, ou jardineira, ou mesmo para apoiar uma lareira portátil. Um luxo, né?! Já imaginou degustar um vinho com os amigos em uma noite de frio com a lareira acesa?

Varanda Apartamento Decorada

Vale a pena colocar algumas mesas laterais espalhadas pela varanda, criando pontos de apoio para quem está sentado. Nada mais desagradável que ficar segurando o copo porque não tem lugar para apoiar!

como decorar varandas pequenas

A partir de 1,5 metros, você pode criar uma varanda gourmet, com direito a mesa e tudo mais. Com o banco acompanhando o guarda-corpo você cria uma sala de jantar estilo canto alemão super funcional e deliciosa para fazer as refeições ao “ar livre”. E você pensando que sua varanda era pequena, hein?!

mesa varanda

Varanda Pequena: Banco sob medida x Banco pronto

Nosso conselho é: só não use um banco sob medida caso não possa aguardar o tempo de confecção da marcenaria ou se o valor da peça ficar acima do orçamento. Mesmo assim, ainda vale a pena pensar com carinho e refazer as contas para ver se não é possível mesmo.

Por que?

As vantagens de um banco sob medida para uma varanda pequena são inúmeras:

  • Melhor aproveitamento do espaço / Aproveitamento total;
  • Profundidade planejada para otimizar a circulação;
  • E, principalmente, possibilidade de aproveitar o móvel para armazenamento.

Bancos sob medida podem ser fabricados com baús, armários ou gavetas que serão uma mão na roda no seu dia-a-dia. E espaço para guardar coisas em casa nunca é demais.

Marcenaria Planejada Varanda

Agora que você já sabe, não tem mais desculpa para não usar e abusar da sua varanda, afinal, ela é pequena, sim. E daí?!

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *