Fechamento de Sacada: Dicas e Sugestões

Comprou um apartamento com varanda e agora rolou aquela dúvida? Fazer ou não o fechamento da sacada? Confira as vantagens e desvantagens do envidraçamento, os cuidados e nossas dicas para garantir que tudo corra bem na hora de fechar a varanda com vidro.

Fechamento da Varanda: O que é?

O envidraçamento da varanda é o fechamento do vão aberto entre as lajes externas com folhas de vidro. Esse tipo de isolamento pode ser feito em qualquer tipo de varanda, e mesmo em apartamentos mais antigos.

dicas para envidraçar sacada

Embora crie um isolamento da varanda, ao contrário, as folhas de vidro podem ser completamente recolhidas em um canto da sacada, devolvendo o vão livre sempre que os moradores desejarem.

dica fechamento sacada

Fechamento de Sacada: Vantagens e Desvantagens

Primeiramente, a grande vantagem do fechamento é impedir a ação direta do vento, da chuva, e incidência solar direta.

Mas existem várias outras vantagens decorrentes dessa. Isso porque, ao proteger o ambiente das intempéries você ganha um cômodo que será muito mais utilizado no dia a dia. Afinal, ele não depende do ânimo de São Pedro, né?!

cortina de vidro

Além disso, o fechamento pode representar uma grande economia com a decoração da varanda, já que você não precisará investir em tecidos e materiais próprios para a área externa. Eles costumam ser bem mais caros! Apenas não esqueça de colocar persianas para evitar que as peças desbotem em decorrência do sol direto.

Outra vantagem gigantesca é a possibilidade de ampliar a sala e integrá-la com a varanda. Nesse caso, você terá muito mais espaço e amplitude em sua casa.

varanda envidraçada

Você pode conseguir essa unificação ao nivelar os pisos e utilizar um mesmo revestimento nos dois cômodos. E ainda retirando a porta divisória para literalmente criar um espaço único. No caso da porta, apenas tenha certeza de que essa intervenção é permitida no seu condomínio, e que a medida foi autorizada por um profissional de arquitetura ou engenharia.

Por outro lado, falar das desvantagens do fechamento fica até difícil. Nossos únicos poréns com a intervenção são: primeiro, procurar sempre uma boa empresa para executar o serviço (leia mais sobre isso abaixo). E, segundo, o ambiente envidraçado tende a ficar muito quente em dias de sol.

Para driblar o calor, basta abrir uma ou duas folhas do envidraçamento, permitindo a circulação do ar. Ou planejar desde o início a instalação de um aparelho de ar condicionado.

Envidraçamento de Sacada e a Convenção de Condomínio

Antes de começar a pensar em fechar sua sacada, consulte o condomínio para verificar se a intervenção é possível. O fechamento deve constar da Convenção de Condomínio ou ter sido aprovado em Assembléia.

Além de saber se o fechamento é permitido, informe-se sobre o modelo aprovado. Pode haver exigências de que o envidraçamento siga um modelo (com uma parte fixa, por exemplo), com folhas de vidro com tamanho x, ou que corra em um determinado sentido.

cuidados envidraçamento

Instalar persianas é indispensável para aplacar o sol direto e proteger o mobiliário. Mas também é possível que o condomínio tenha padronizado as cortinas. Informe-se sobre isso.

Quanto à possibilidade de retirar a porta sala-varanda para dar um conceito aberto ao local, existem duas correntes: Há quem afirme que, ao envidraçar a sacada, toda a parte para dentro do vidro vira área interna do apartamento. Ou seja, deixa de ser fachada do prédio. Como tal, pode ser alterada de acordo com a vontade do proprietário do imóvel (mas sempre com a aprovação de um engenheiro ou arquiteto, claro).

Outra corrente é de que a varanda nunca deixa de ser fachada do prédio, independentemente do fechamento com vidro. Nesse caso, não pode ser alterada (ou seja, retirada a porta), a não ser nas condições autorizadas na Convenção.

varanda fechamento vidro

Embora haja um entendimento de que é possível tirar a porta independentemente do Condomínio, isso pode gerar muitas dores de cabeça para você. Por via das dúvidas, consulte o síndico e verifique se isso é permitido. É sempre interessante obter essa autorização por escrito. A não ser que já esteja expressamente autorizada na Convenção de Condomínio ou tenha sido votada em Assembléia.

Aliás, para envidraçar sua varanda você irá precisar apresentar Plano de Obra com ART de um arquiteto ou engenheiro para o condomínio.

Fechamento de Sacada: Cuidados na Contratação

Inicialmente, antes de pensar em contratar um profissional para fazer o serviço, verifique a idoneidade da empresa escolhida. O ideal é contratar alguém que você tenha referência. Além disso, desconfie de preços muito baixos: o material e mão-de-obra especializada para o fechamento tem um custo elevado mesmo.

Também fique atendo ao material: os vidros devem ser laminados ou temperados, com película protetora que confere proteção solar e resistência maior ao material. Como resultado, no caso de quebra o vidro não estilhaça.

Na hora da instalação, observe com atenção o prumo e o nível das peças (ou seja, se estão sendo instaladas bem retinhas, tanto na vertical quanto na horizontal). Além da vedação dos vidros: isso evita infiltrações da água da chuva, principalmente durante o verão, quando os temporais são fortes e com vento.

como envidraçar varanda

Muito cuidado para que as persianas ou mesmo o forro de gesso fiquem muito baixos e, em consequência, impeçam a abertura dos vidros! Verifique e planeje com antecedência se há altura para a instalação.

dicas para envidraçar sacada

Finalmente, atenção com os móveis, piso e revestimento que vai usar nesse espaço. Não se esqueça que o cálculo de estrutura foi feito para um espaço aberto! Nada de colocar aquários imensos. Vasos ultra-mega-pesados. Móveis que precisam de 3 ou mais pessoas para move-los do lugar. Tenha bom-senso!

Ficou em dúvida? Consulte um profissional da área para fazer o cálculo para você.

Você também poderá gostar de: DECORAÇÃO DE VARANDA PEQUENA: TRUQUE INFALÍVEL PARA ELA PARECER MAIOR!

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *