Tipo de Tapete: Qual o melhor?

Um dos acessórios mais difíceis de ser comprado é o tapete. Todos sabem que ele é peça fundamental no jogo de xadrez de um layout. Então, qual o tipo de tapete que eu compro?

Para você acertar na escolha fizemos um apanhado dos tipos, das características e do uso acertado para cada um dos espaços de sua casa para facilitar a sua vida.

A primeira dica na hora de escolher um tapete para sua sala, quarto ou qualquer outro ambiente é definir o estilo: Clássico, Contemporâneo, Industrial e assim por diante.

Não esqueça de determinar com clareza o seu uso:

O espaço vai ter pouco uso ou muito? Ele vai ser usado para as pessoas se deitarem para assitir uma Tv? A área recebe insolação direta? Todos esses fatores são determinantes na escolha.

Tipos de tapetes:
Persa ou Turco

A diferença entre os dois se restringe a técnica de tecelagem (um ou dois nós) e as estampas utilizadas.

Feitos de lã, geralmente de ovelha ou cordeiro, seda e algodão.

Você pode adquirir um produto de altíssima qualidade tecido à mão (preços proibitivos para o padrão de vida da maioria dos brasileiros) ou apostar nos confeccionados à máquina que são de excelente qualidade e beleza inquestionáveis.

Esse tipo de tapete exige uma decoração mais clássica.

Os tapetes persas são classificados dependendo dos padrões (desenhos), das cores, dos tamanhos, dos tecidos e da técnica utilizada na sua tecelagem.

Classificação dos tapetes persas
Abadeh Ardabil Bakhtiari Balúchi Bijar Ferghan Hamadã Heris Isfahan
Joshaghan Kashan Carmânia Lorestão Mashhad Meshkinshahr Nain Sanandaj Sarab
Saraband Sarouk Qom Tabriz Teerã Varamin Xiraz Yazd

Tabriz-Mahi-152-x-100

Tabriz Mahi

tapeteartesanalorientalpersanainazultradicional

Nain

Hamadã

Ponto Buclê

Esse tipo de tapete é confeccionado por fios com laçadas que lhe conferem um aspecto encaracolado e felpudo, dependendo do corte das laçadas pode ser mais curto ou longo.

Feitos por diversos materiais, da seda às fibras naturais, são uma escolha menos arriscada e combinam com quase todas as decorações.

Image result for decoração com tapete de buclê

Related image

Image result for decoração com tapete de buclê

Related image

Kilim

São os tão em alta tapetes dupla face. Sua origem é tão antiga que não tem como se datar o inicio da sua confecção.

São tapetes sem pelo. Encontrados nas mais diversas estampas, cores e formatos.

Fabricados na India, Turquia, Russia, Irã, Paquistão, China e Marrocos, são muito bem aceitos nas decorações mais contemporâneas.

Image result for decoração com tapete kilim

Related image

Image result for decoração com tapete kilim

Shaggy

Fios mais longos é a principal característica desse tipo de tapete que combina com ambientes modernos e informais.

Esse tipo de tapete é uma escolha sempre acertada para salas de televisão e Home Theaters.

Image result for decoração com tapete felpudo sala de tv

Peles de animais

Esse tipo de tapete deve ser o destaque do ambiente. Se harmonizam muito bem com o estilo rústico. Ficam perfeitos quando complementados com móveis de madeira mais pesados e até mesmo entalhados , e com estofados em couro.

A nossa sugestão é que se você gosta desse estilo de tapete, opte pelos de pele sintética.

Related image
Related image
Qual escolher?
Fibras sintéticas

Esses são geralmente os tapetes mais baratos encontrados no mercado. Confeccionados em poliéster, nylon ou acrílico são os mais indicados para varandas, salas de jantar, banheiros e cozinhas por serem de fácil higienização.

Fibras naturais

Produzidos com fibras retiradas da natureza esses tipo de tapete deixa o ambiente muito descontraído e charmoso.

Combinam super bem com estilos mais contemporâneos e descontraídos.

Os mais comuns são os fabricados com sisal, palha de bananeira e juta.

Mas eles tem seus prós e seus contras. Por um lado todas as fibras naturais acumulam menos sujeira, e, portanto, são de mais fácil manutenção, por outro, tem o inconveniente de ter uma menor durabilidade e por serem ásperos não devem ser usados em áreas que requeiram conforto ao tato.

Felpudos

Muito bem-vindo em ambientes que exigem conforto e aconchego, sendo assim nos quartos, salas de Tv e de estar eles se integram muito bem.

Dicas para você ler antes de escolher o seu tipo de tapete

Em primeiro lugar não existe nenhum impedimento em utilizar tapetes com maxiestampas, estampas gráficas ou de cores vibrantes, mas entretanto essa é uma escolha arriscada que não deve ser feita se você tiver dúvidas. Para um resultado discreto, opte por tons neutros de bege, off white ou cinza, ou alguns tons acima ou abaixo que o de seu piso.

Sobretudo não esqueça que, como qualquer objeto, a insolação é um fator de desgaste que inevitavelmente alterará a coloração de seu tapete. Portanto, proteja-o instalando cortinas e mantendo-as fechadas durante o período de incidência direta.

Nada pior que um tapete muito pequeno perdido no meio da sala. A forma mais acertada de definir o tamanho de seu tapete é levar em consideração o ambiente que o acomodará. Portanto, de trena em mãos, meça o espaço de forma que o tapete fique de 10 a 30 cm sob todos os móveis que compõem o ambiente.

Nas salas de jantar, o tapete deve ter cerca de 70 ou 80cm a mais que as dimensões da mesa. Se você não tiver esse espaço disponível, não coloque um tapete.

Nos quartos, o tapete deve começar à frente dos criados mudos (ou sob eles), e ocupar todo o espaço a sua frente e sob a cama avançando de 40 a 60cm. Antes de sair para comprar o seu tapete meça com muito cuidado o espaço.

Enfim, na hora de comprar seu tapete também leve em conta sua manutenção. Qualquer tapete exigirá limpeza diária com aspirador, portanto evite vassouras que podem danificar as fibras. Tapetes sintéticos exigem menor manutenção e podem ser lavados a seco. Já as fibras naturais pedem profissionais especializados.

Créditos de Imagens: Expresso do Oriente, Yellowart, Blog Indicativo, globalps,  tribuna, eh!DÉCOR, Assim eu gosto, Casa de Valentina, Viva Decora, furnishplus, Mocka,

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *