Lavanderia Linda: Escondendo o Aquecedor a Gás

Não existe coisa mais feia e que acaba com a decoração que  aquele aquecedor a gás na parede sobre o tanque, né?! Mas, com muito cuidado e gastando pouco, é possível disfarçar o trambolho e transformar a cara da sua lavanderia.

Aquecedor a Gás: O que você precisa saber antes de mais nada

Antes de sequer pensar em colocar um aquecedor a gás na sua lavanderia, você precisa conferir essas nossas dicas!

Primeiro: com gás não se brinca! Nem pense em sair colocando um armário em volta do seu aparelho sem nenhum cuidado. Isso porque, da queima/combustão necessária para aquecer a água resultam alguns gases. Alguns deles são tóxicos e potencialmente letais. Daí a importância de garantir que esses gases serão eliminados da sua casa.

Uma parte desses gases é automaticamente expelida pela chaminé do aquecedor. Por outro lado, uma outra parte retorna para o ambiente, e tem que ser eliminada por ventilação/circulação de ar.

Por isso, inclusive, é que o aparelho de gás fica localizado na lavanderia: um local normalmente mais arejado e longe da área íntima da casa (principalmente quartos).

Aquecedor a Gás: É possível esconder?

Agora que você já entendeu a importância de garantir uma ventilação adequada para o seu aparelho a gás, a gente pode te contar que: Siiiiiim! Você pode ocultar o aparelho com uma marcenaria. Desde que tome alguns cuidados básicos, claro!

como esconder aquecedor na lavanderia

Inicialmente, vamos recorrer à norma NBR 13103:2013 da ABNT, que regulamenta a instalação e utilização de aquecedores a gás em ambientes residenciais. Não vamos entrar em muitos detalhes técnicos aqui: apenas salientamos que não existe nada na norma que impeça que os aparelhos recebam coberturas. Apenas que seja garantida sua ventilação permanente.

E como fazer isso? Criando aberturas que garantam a ventilação permanente em uma razão de 1,5cm2/Kcal/min.

Para conseguir isso você precisa criar um armário sem fundo, e sem tamponamento inferior e superior. Assim o ar poderá circular e carregar os resíduos de gás consigo. Da mesma forma, deixe um vão livre de 10cm entre o aquecedor e a marcenaria em todos os lados do armário.

Além disso, é fundamental que as portas do armário contem com aberturas ou venezianas. O espaço de cada abertura/veneziana não pode ser inferior a 8mm.

armário suspenso lavanderia

Por via das dúvidas, não se aventure a fazer um armário para esconder um aquecedor a gás sem a ajuda e cálculos de um profissional. Isso é segurança e tranquilidade para você e sua família.

Aquecedor a Gás: Outros cuidados

Finalmente, é bom lembrar que uma manutenção constante em seu aquecedor a gás é a melhor prevenção contra acidentes. Para isso correr sem problemas, garanta que, além do espaçamento de 10cm entre o aparelho e a marcenaria, os registros e conexões estejam todos visíveis e com fácil acesso.

Em caso de emergência, primeiramente fecha-se o registro do gás, e é importante que não se perca tempo procurando acessa-lo.

armário para aquecedor de gas

Da mesma forma, muito cuidado e atenção são necessários na hora do marceneiro instalar o armário ao redor do aparelho. Tenha certeza absoluta da posição do encanamento de gás para que ele não seja danificado e não ocorram acidentes. Além disso, não permita que as tubulações, inclusive o duto da chaminé, sejam mudadas de local ou reposicionadas. Acreditem: cada centímetro do sistema de aquecimento é pensado e repensado para aumentar a sua segurança!

Ah! Já que estamos falando do marceneiro… explique com antecedência a função do armário que está sendo confeccionado e saliente que o local ficará exposto ao calor, portanto, peça ajuda para selecionar um material mais resistente e adequado.

armario multiuso lavanderia

Leia também: VARAL DE ROUPA PARA LAVANDERIA PEQUENA – DICAS E IDEIAS

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *