5 idéias de mesa lateral para sala pequena

A gente sabe a dificuldade que é decorar e escolher uma mesa lateral para sala pequena. São diversos desafios que parecem intransponíveis! Mas, com um pouco de conhecimento, muita paciência e um bocado de criatividade é possível fazer caber de tudo no ambiente.

Leia também: COMO DECORAR SALAS PEQUENAS

O maior desafio ao escolher a mesa lateral para sala pequena é que geralmente se valoriza o tamanho do sofá. O resultado é que falta espaço para a mesa de apoio. Se a sua solução é simplesmente abrir mão da mesa lateral, tá na hora de repensar! Como fazer no dia-a-dia? Onde apoiar um copo, o celular, o controle remoto?

A mesa lateral é um item indispensável na decoração de qualquer ambiente onde as pessoas passem algum tempo reunidas. Por isso, por menor que seja seu espaço, encontre uma maneira de incorporar uma mesa de apoio nele, mesmo que não seja uma mesa lateral propriamente…

mesa apoio sala

Para ajudar nessa missão, separamos 5 idéias de mesa lateral para sala pequena que não roubarão o espaço do sofá.

1 – Mesa Lateral para Sala Pequena:  Estantes, livreiros ou bancos

Se você tem algum espaço sobrando, mesmo que seja muito pouco, essa é uma possibilidade para você. Estantes, aparadores e livreiros baixos, ou mesmo bancos retangulares e sem encosto podem ser posicionados ao lado do braço do sofá (em um vão livre ou entre a parede e o sofá) sem roubar muito espaço da sua sala.

decoração sala pequena

Nesse caso, você consegue encaixar uma mesa lateral na sala da sua casa com apenas 30 centímetros.

idéias de mesa lateral sofá

Esse tipo de mesa de apoio ainda tem outras vantagens: a primeira é disfarçar a lateral do sofá nos casos em que ele fica em uma linha de visão direta para a porta de entrada, tornando a visão inicial da sua sala muito mais agradável. A outra é que podem servir de assento extra em dias de casa cheia! Bancos, especialmente, podem ser arrastados para posições melhores, e até suprir lugares na mesa de jantar. Peças curinga são suas melhores amigas na hora de decorar um apartamento pequeno!

modelos estante lateral sofá

Leia: 5 MÓVEIS MULTIUSO QUE VOCÊ PRECISA TER

2 –Mesa Lateral para Sala Pequena:  Prateleiras Atrás ou do Lado do Sofá

Ok, você não tem 30cm para encaixar uma mesa retangular ao lado do seu sofá, ou o estilo não combina com você? Sem problemas! Aposte em uma pegada bem contemporânea e instale uma prateleira estreita ou tipo canaleta atrás do sofá. Nela podem ser apoiados quadros e outros objetos decorativos, além de copos, celular, aperitivos…

apoio para sofá

Mas lembre-se de ficar atento à circulação à frente do sofá para calcular o tamanho da prateleira. Entre o sofá e a TV deve ter no mínimo 1,2 metros livres para circulação.

apoio sofá sala pequena

Prateleiras mais largas (com mais de 10 centímetros) tem que ser alinhadas na altura do encosto do sofá. Caso contrário, você acabará batendo a cabeça nela sempre que se sentar.

prateleira apoio sala pequena

Também é possível instalar a prateleira exatamente na altura do braço do sofá (ou no máximo 5 centímetros abaixo), entre o estofado e a parede, simulando a opção da estante (item 1). A vantagem aqui é o tamanho da prateleira, que pode ser bem menor que um móvel. A partir de 8 centímetros você já consegue apoiar um copo, celular ou controle remoto.

idéias de mesa lateral para sala pequena

3 – Mesa Lateral para Sala Pequena:  Mesas de Encaixe

Mesa de encaixe – aquela mesa em formato de C, em que o tampo “flutua” em um dos lados – é uma solução simples e brilhante para ter uma mesa lateral em uma sala pequena. Como o pé do móvel desliza sob o sofá e o tampo sobre o braço, ela ocupa muito pouco espaço. Também deixa o ambiente lindo, já que seu design costuma ser bem bonito.

mesa lateral sofá

Gosta de comer assistindo televisão ou de trabalhar com o computador sentado no sofá? Então essa mesa é perfeita para você! Basta deslocar para a frente do estofado para criar um apoio perfeito e próximo ao corpo.

mesa apoio encaixe sofá

Essa opção é extremamente flexível e charmosa, mas vale ficar atento na hora de comprar. Verifique se o pé da mesa consegue entrar sob o estofado e se a altura entre pé e tampo é compatível com a altura do braço do sofá. Se não, procure outro modelo. Existem vários no mercado, alguns até com regulagem de altura!

modelos de mesa de encaixe sofá

4 – Mesa Lateral para Sala Pequena:  Mesas altas de pé central

Hoje em dia é fácil encontrar mesas laterais de diferentes alturas, formatos e larguras. As mais altas, com pé ou estrutura central, são perfeitas para montar pequenas composições.

mesa de apoio para sala

Essas mesas mais altas ficam acima do assento e até do braço do sofá, funcionando como mesas de encaixe. Se colocadas à frente do sofá, criam uma espécie de mesa de centro versátil.

mesa lateral sala pequena

Composições assim ficam lindas e super descoladas, podendo ser separadas para servir a diferentes áreas da sala quando chegarem visitas.

modelos mesa lateral alta

Leia também: DICA DAS DESIGNERS: DECORANDO A MESA DE CENTRO

5 – Mesa Lateral para Sala Pequena: Bandeja de Braço

Nenhuma das soluções anteriores te agradou ou não serve para você? Continua inseguro? Bem, se o braço do seu sofá é mais largo, com pelo menos 15 a 20 centímetros, existe uma alternativa simples e barata. São as bandejas de braço de sofá, pensadas sob medida para encaixar no braço e fornecer um apoio firme para copos e petiscos. Uma perfeita mesa lateral para sala pequena.

apoio sofá sala pequena

Enquanto você não se decide, que tal comprar uma?

modelos apoio braço sofá

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *