Banheiro com nicho no box – Tudo o que você precisa saber

Manter o banheiro bonito, arrumado e organizado no dia a dia pode ser um enorme desafio. Para te ajudar nessa tarefa, aposte em um nicho!

Um nicho na área do box do banheiro não apenas elimina o uso de prateleiras e suportes (aramados ou em vidro), mas é um poderoso aliado da organização e beleza.

como fazer nicho banheiro

Como fazer um nicho no box?

O ideal é mandar fazer o nicho quando da construção do banheiro, para evitar dores de cabeça e garantir aquele resultado esperado. Mas, se você mora em apartamento ou já está com a casa pronta, em princípio é possível escavar a parede para incorporar um: basta estar disposto a encarar um pequeno quebra-quebra.

Ei, mas não é só pegar um marreta e sair quebrando tudo não! rs Para escavar qualquer parede é necessário conhecimento técnico antes, durante e depois, inclusive durante a execução da reforma. Isso porque é necessário cuidado com a estrutura em que pretende escavar e atenção à existência de encanamentos e vigas. A própria espessura da parede pode ser um desafio. Por isso, antes de mais nada, procure um profissional de engenharia ou arquitetura para fazer as verificações.

nicho esculpido parede

Definidas as medidas e o quanto a parede será escavada, é interessante também impermeabilizar a área recortada. Isso pode evitar algumas dores de cabeça com infiltrações no futuro.

Quais as medidas ideais para um nicho no box?

O tamanho do nicho pode ser adequado para as suas necessidades pessoais: usa aqueles shampoos enormes, de litro? Ou tem uma escova lava costas com um cabo bem comprido? Então meça seus itens de uso habitual para ter certeza que eles caibam, tanto na altura, quanto na largura.

nichos para banheiro

Se preferir, a altura padrão para um nicho de banheiro é 30cm. Essa medida costuma ser suficiente para acondicionar os itens comuns de higiene pessoal.

Na profundidade, 8 a 10cm são suficientes, mas fique atento à profundidade da parede! Existem paredes com apenas 12cm… aí já viu, né?!

nicho alvenaria banheiro

A largura vai depender da medida do box. O ideal é que sobrem pelo menos 10cm de cada lado do recorte.

Na hora de definir a posição do nicho no box, faça com que ele comece a uma altura de 1 metro em relação ao piso acabado.

nicho branco banheiro

Banheiro pequeno? Leia: APOSTE NO TOALHEIRO ESCULPIDO NA BANCADA

Quais os modelos de nicho para box?

Os nichos de box podem ser separados em basicamente dois tipos: de alvenaria ou de encaixe.

Os nichos em alvenaria são aqueles recortados na própria parede e revestidos com o mesmo material do box, ou outro, aplicado diretamente no local.

banheiro com nicho no box

Já os nichos de sobrepor são peças compradas prontas (ou confeccionadas especialmente para o local) que são instaladas com argamassa no recorte na parede.

nicho embutir banheiro

Uma vantagem dos nichos de sobrepor é que, se a parede não for larga o suficiente, eles podem ficar semi-embutidos, compensando a profundidade. O resultado é lindo da mesma forma (apenas cuidado aqui com as dimensões para que não comprometa a circulação ou provoque batidas e acidentes)!

nicho pedra box

Materiais de nicho para box

Não existe um material certo ou determinado aqui. O importante é que seja um produto próprio para área molhada, ou que tenha recebido tratamento adequado para ser instalado no local.

Para nichos em alvenaria, é comum a utilização de porcelanato, pedras e pastilhas.

nichos para banheiro

Já os nichos de sobrepor podem ser fabricados em mármore, granito, porcelanato e pedras artificiais (silestone, corian, marmoglass, etc).

nicho pronto box

E não pense que o nicho tem que ficar combinandinho com o revestimento do box, não… Você pode criar um bonito contraste, seja na cor, seja na textura dos materiais.

ideias revestimento nicho box

As opções são tantas, que a imaginação é o limite!

 

Você também poderá gostar de: GABINETES DE BANHEIRO – ESCOLHA O IDEAL

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Uma resposta para “Banheiro com nicho no box – Tudo o que você precisa saber”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *