A iluminação adequada pode transformar a decoração de uma casa, além de trazer muito mais conforto e praticidade ao dia-a-dia.
Embora a gente costume falar muito em iluminação para a cozinha, banheiro e sala, a iluminação do quarto é igualmente importante, e exige planejamento e um projeto adequado.

Para iluminar o quarto da forma correta, em primeiro lugar o você precisa saber é que existem dois grupos principais de iluminação: a iluminação direta e a iluminação indireta. No quarto, a iluminação direta será responsável pela luz principal do ambiente. Certamente é a luz forte e, geralmente, central que será acesa na hora de se arrumar, maquiar, procurar algum objeto e até mesmo trabalhar.
Portanto a iluminação indireta é aquela luz suave e aconchegante, para ser acesa enquanto se assiste televisão, lê um livro ou relaxa antes de dormir.
Dentro de cada uma dessas categorias existem várias maneiras de se iluminar corretamente o quarto, de forma a valorizar a decoração e facilitar as tarefas do dia-a-dia. Vamos a elas?
ILUMINAÇÃO DIRETA
Primeiramente você pode criar uma iluminação direta no quarto com lustres, plafons, spots ou trilhos de iluminação. A escolha vai depender do seu estilo, tamanho do ambiente e algumas particularidades arquitetônicas.
1. Lustre
Um belo lustre pendente valoriza qualquer quarto! Desde os modelos luxuosos em cristal até os mais modernos e esculturais. Um lustre irá atrair a atenção imediatamente sempre que se entrar no quarto, decorando o espaço por si só.

Mas cuidado, os lustres só funcionam bem em quartos com pé direito alto. Idealmente devem ser instalados em quartos maiores, para não se obter um resultado desproporcional. Não existe uma fórmula para saber o tamanho ideal do lustre para o seu quarto. Mas um forma simples de calcular é verificar se sobrará altura suficiente embaixo da peça para que você circule sem correr o risco de bater a cabeça (pense também em pessoas mais altas: o ideal é que sobrem 2 metros livres abaixo da luminária).

2. Plafon
Plafons são luminárias não pendentes, com um difusor (protetor) para as lâmpadas, e que podem ser de embutir ou sobrepor.
Elas conferem um visual bem mais clean ao teto do quarto e são perfeitas para pés direitos mais baixos. Quando não há rebaixo de gesso no quarto o plafon deve ser, obrigatoriamente, de sobrepor.

Os plafons de embutir ficam encaixados no gesso e alinhados com a superfície do teto. Por isso conferem muito mais liberdade na hora de decorar o quarto, já que não contam como um elemento decorativo.

3. Spots e Trilhos de Iluminação
Os spots e trilhos de iluminação dão liberdade para que o facho de luz seja direcionado no sentido desejado. Perfeitos para quem não tem teto rebaixado e precisa melhorar a iluminação do quarto, distribuindo melhor a luz.

Além disso, são uma opção perfeita para quem quer uma decoração descolada, urbana ou industrial.
ILUMINAÇÃO INDIRETA
A iluminação indireta é fundamental no quarto, já que é um dos cômodos mais versáteis da casa e diversas tarefas são desenvolvidas diariamente nele. Antes de começar a planejar a iluminação do seu quarto, faça uma lista de todas as coisas que você costuma fazer nesse local. Observe a necessidade de iluminação para executar cada uma delas. Dessa forma você poderá distribuir corretamente os pontos de iluminação indireta pelo espaço.
1 – Gesso
A forma mais comum de criar uma iluminação indireta é explorando o gesso rebaixado. No quarto, esse tipo de iluminação fornecerá uma iluminação geral e suave, agradável para assistir TV ou mesmo começar o dia sem ofuscar os olhos assim que acordar.


2 – Spots
Spots de luz podem ser posicionados estrategicamente para iluminar de forma direta e pontual um determinado ponto. Considere-os um reforço à iluminação direta. São excelentes, por exemplo, na frente do guarda-roupa e sobre espelhos. Também ajudam muito sobre uma poltrona de leitura ou penteadeira.
3 – Pendentes / Arandelas / Luminárias de Mesa
Todo mundo sabe da necessidade de iluminar as laterais da cama com uma iluminação indireta. Essa luz, tradicionalmente sobre o criado-mudo, é a sua melhor amiga na hora de ler um livro ou trabalhar na cama no final do dia.
Nos quartos de casal, é importante que haja uma luz indireta de cada lado da cama, e que funcionem de forma independente. Assim, se uma pessoa quiser permanecer por mais tempo com a luz acesa, não incomodará a outra.
Antigamente a luz lateral era exclusivamente obtida por uma luminária de mesa. Hoje em dia existem diversas formas criativas para isso. Lustres pendentes, por exemplo, são ótimos para quartos pequenos e para quartos com pé direito baixo, pois ajudam a alongar a parede. Eles podem ser únicos, uma composição de peças e até mesmo de modelos diferentes em cada lado da cama.
Só tome cuidado com a altura e a proporção. O pendente deve terminar entre 30 e 50 centímetros acima da linha da cama e nunca poderá ser maior que o criado mudo em si, ok?
As arandelas (luminárias de parede) também ficam muito lindas nas laterais da cama. Você pode optar por modelos fixos ou articulados. Eles podem ser trazidos mais para perto ou reposicionados de acordo com sua necessidade.
4 – Cabeceira
Tendência forte na decoração do quarto, fitas de LED, são ótimas para contornar a cabeceira da cama, criando uma retroiluminação. Essa luz indireta, geral e difusa é ótima para relaxar e guiar, e além disso destacará os contornos do seu móvel.
5 – Decorativa
Diversos outros elementos decorativos podem ser espelhados pelas paredes do quarto. Cordões de luz, cinelights e neons, embora forneçam luz indireta, tem a função de decorar e encantar. Por isso, não os leve em conta no planejamento da iluminação do quarto. Considere-os um extra!
LÂMPADAS
Embora a iluminação ideal do quarto seja focada no relaxamento, é muito importante que você tenha em mente o tipo de atividades desenvolvidas no espaço para poder escolher a melhor lâmpada para o local.
As lâmpadas de luz amarela, são mais suaves, relaxantes e aconchegantes. Como resultado, são perfeitas para a área da cama. Já a luz branca é melhor para a área de estudos e do armário, pois ilumina muito melhor e favorece a concentração e atenção.
Independentemente da cor da luz, sua escolha para o quarto deve ser, preferencialmente, o LED. A parte toda a sua eficiência energética, que se traduz em economia no dia-a-dia, esse tipo de lâmpada também não emite calor. Por isso, é perfeita para luminárias de mesa e cabeceira, evitando que você comece a sua sempre que acender a luz para ler ou relaxar.
Agora que você já sabe tudo isso, como está a iluminação do seu quarto?