Os 4 Mandamentos do Quarto Montessoriano

Sabe o que é um quarto montessoriano e por que você deve considerar essa uma escolha para decorar o quarto do bebê? O quarto montessoriano é focado no estímulo e na autossuficiência da criança. Adotar o método no quarto do seu filho é trabalhar sua autonomia, sua liberdade de escolhas e sua individualidade.

cama tipo casinha

Esse é um assunto que nos é muito particular! Uma de nós estudou em uma escola que adotava o método e a outra, por acreditar na filosofia de Maria Montessori, se especializou no assunto.

Nós acreditamos, por experiência própria, que o estímulo desde a primeira infância interfere diretamente na construção da personalidade de um indivíduo.

Já que a experimentação do concreto é o caminho para o entendimento do abstrato, num quarto montessoriano não podem faltar cores, texturas, formas e tantos outros estímulos ligados aos sentidos e a cognição.

como fazer um quarto montessoriano

Como fazer um quarto montessoriano para o seu bebê com todos esses requisitos? Aí vão algumas orientações para você montar o quarto montessoriano perfeito:

Os 4 mandamentos do quarto montessoriano

1⁰ Mandamento do Quarto Montessoriano – Cama baixa

Camas baixas permitem que o pequerrucho entre e saia sem dificuldade e explore ao redor. Essa autonomia desenvolve sua independência, promovendo  descobertas e levando-o, com o tempo, a tomadas de decisões.

cama casinha infantil

Tanta autonomia exige cuidados!

  • Isole as tomadas;
  • Feche e proteja as portas e quinas de móveis;
  • Coloque almofadas ou rolinhos ao redor do bebê quando ele estiver dormindo;
  • Brinquedos com peças pequenas são terminantemente proibidos (leia sempre a idade e a toxidade indicada no produto antes de compra-lo).

O melhor tipo de cama para o quarto montessoriano é simplesmente um colchão colocado no chão. Mas, se você for ficar insegura com o risco do bebê acordar no chão frio, opte por grades parciais que podem ser retiradas com o tempo.

cama baixa criança

2⁰ Mandamento do Quarto Montessoriano – Espelho

Ele deve ser de acrílico e fixado a uma altura em que a criança sentada consiga se ver. Ele permitirá que a criança se reconheça, perceba a sua individualidade e identifique o outro como um ser distinto.

espelho quarto montessori

3⁰ Mandamento do Quarto Montessoriano – Barra fixa na parede

Prenda barras de apoio (aquelas de acessibilidade) em pontos estratégicos do quarto: Elas darão segurança e servirão de estímulo na fase em que o bebê começa a dar os primeiros passinhos, facilitando ainda mais suas andanças.

barra montessori bebe

4⁰ Mandamento do Quarto Montessoriano – Foco na Criança

Essa é uma das mais importantes escolhas para o quarto montessoriano do seu filho: Tudo tem que ser acessível e apropriado para a idade e tamanho dele.

Os armários, mesas e estantes são baixos e sem portas, ou com portas de fácil abertura. Isso promove a autonomia, estimula a responsabilidade e a tomada de decisões na criança.

Quarto Criança Móveis Baixos

No quarto montessoriano a criança tem que ter acesso às roupas, brinquedos e tudo que fizer parte do seu universo.

Armário Quarto Montessori

Paredes pintadas com tinta lousa, um quadro negro ou simplesmente uma bobina de papel kraft presa à parede servirão para estimular a imaginação e ainda ajudarão na hora das brincadeiras.

parede lousa quarto criança

Cuidados a serem tomados em todas as escolhas:

  • O kit berço, almofadas, roupa de cama, qualquer coisa de tecido no quarto do bebê deverá ser em algodão. Nunca se sabe se ele vai ser alérgico (atópico).
  • Invista em almofadas e rolos! São super úteis para usar como proteção e assento, além de levar conforto e aconchego ao ambiente;
  • Use uma base neutra e clara nas paredes, pode ser tinta ou papel de parede, assim você poderá abusar das cores nos acessórios e brinquedos;
  • Encoste tudo o que você puder as paredes, lembre-se que é muito importante deixar o espaço livre para o bebê se movimentar e brincar;
  • O tapete deve ser antiderrapante e de fácil limpeza. Os mais procurados são os de EVA, mas existem opções de pêlo baixo hipoalergênicas e atóxicas.
Créditos de imagens: Pinterest salvo por Casa Pensada, fogos, Wood Save, Blogs e Colunas - Odiario, Ana Luiza Florez, minicosaslindas, Mildicasdemae, Just Real Moms, Extra, Vivendo com Charme, Casa e Festa, Mamãe Sortuda, reviderd, byTatiane, mamãe informa, Mãe de Guri, Hotelresidencia, Doitri, Dicas Pais e Filhos, mildicas de mãe, Blog da Lo, Blog Canto Baby, Minha Casa Minha Cara
Facebooktwittergoogle_pluspinterest

2 respostas para “Os 4 Mandamentos do Quarto Montessoriano”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *