Pedra para bancadas

Qual a melhor pedra para bancadas de cozinhas, lavabos e banheiros? Silestone, nanoglass, limestone, corian, granito ou mármore?

São tantos os materiais disponíveis para esse fim que realmente se torna difícil escolher o mais bonito. Compro esse ou aquele? Mas antes de você optar por uma pedra pela sua beleza saiba as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Assim você tomará uma decisão consciente e segura.

Pedras para bancadas

As pedras são divididas em 2 categorias: Naturais e Sintéticas

Dentre as naturais as mais usadas para a fabricação de bancadas e pisos são os granitos e os mármores.

Qual a composição, vantagens e desvantagens de cada uma delas?
Naturais
Granito

Por exemplo, o granito é uma rocha dura formada por quartzo, feldspato e mica. Certamente resistente a altas temperaturas, riscos e impactos, portanto pode ser usada em áreas externas e internas.

Bancada de granito
Amostras de granito

Ainda mais por possuírem um excelente custo benefício são bastante utilizadas. Além de servirem para bancadas, frontões e piso.

Podem ser impermeabilizados, cristalizados, resinados, jateados ou polidos. Cada um desses processos permite maior durabilidade e eficiência na higienização.

Encontrado em diversas cores que vão do preto ao branco, passando pelo verde, marrom, rosa, amarelo, vermelho, creme e cinza, com as mais diferentes nuances e desenhos.

As desvantagens do granito são não possuírem cores uniformes, sendo sempre pigmentadas por pontos pretos que são o mineral mica, além de manchar com a umidade ao longo do uso e ser escorregadio quando molhado.

Mármore

O mármore é uma rocha calcária de imensa beleza e sofisticação com enorme variedade de cores. Possui veios que conferem um aspecto orgânico à peça. São mais apropriadas para piso, revestimentos de parede, tampos de mesas e degraus de escadas. Não deve ser usado em áreas externas e bancadas de pia. Correm o risco de manchar com a umidade e com alimentos gordurosos e muito pigmentados. Do mesmo modo deve ser evitado no piso de box, pois além de muito escorregadio até a gordura do corpo pode manchar a pedra.

Bancada de mármore
Tipos de mármore
Sintéticas
Já na categoria das sintéticas encontramos diversos tipos.
Separamos pra você as mais comuns.
Silestone ou Corian ou Marmoglass ou Nanoglass? Qual escolher? 
Silestone

Perfeita para bancadas de cozinhas e banheiros. Além disso possui cores incríveis, alta durabilidade e resistência, essa pedra sintética é formada pela mistura de materiais inorgânicos, resina e quartzo. Certamente uma feliz escolha. O seu visual é muito elegante, além de iluminar o espaço devido ao seu polimento perfeito.

Bancada de silestone
Cartela de Cores de silestone

Por ser bastante impermeável, o silestone é muito usado em cozinhas e banheiros.

Líquidos como vinho, catchup, óleos, café e outros tantos alimentos ácidos e muito pigmentados são impedidos de penetrar se, claro, o local for limpo logo que o acidente ocorrer.

Por isso é considerado um dos materiais mais higiênicos para pias, pois por não possuírem rugosidades as bactérias não se acumulam sobre a superfície.

Mais notável é que pode ser reparado só no local avariado, sem precisar trocar a peça toda.

Corian

Esse tipo de revestimento formado por resina acrílica, derivados da bauxita e pigmentos pode ser utilizado em áreas externas ou internas.

Bancada de corian
Cartela de cores do corian

As emendas das placas praticamente não aparecem, o que permite uma uniformidade incrível quando aplicado em grandes áreas como pisos e paredes.

Por serem encontrados em 27 cores e pela sua grande facilidade de moldagem fazem a alegria de muitos arquitetos e designers de interiores.

Surpreendentemente esse tipo de pedra não descasca ao longo dos anos.  Além de suportar até mesmo arranhões e pequenos impactos. Devido ao fato de serem densos e compactos não perdem a cor com o passar do tempo.

Marmoglass

Produzida a base de pó de mármore e vidro, o marmoglass possui muito brilho, baixa porosidade e também uma grande resistência a riscos.

Aparador de marmoglass
cartela de cores marmoglass

Durante o processo industrial bolhas de ar se formam na superfície do produto o que confere um ar mais rústico ao material, similarmente a alguns mármores.

Portanto, muito semelhante ao mármore natural, o marmoglass pode ser um bom substituto em locais com umidade ou em áreas molhadas.

Entretanto pode ser encontrado em diversas cores, o que é uma grande vantagem sobre as pedras naturais.

Nanoglass

Diferentemente do marmoglass, o nanoglass passa por um processo de nanotecnologia que evita a formação de bolhas em sua superfície, tornando-o uniforme e sem irregularidades, assim sendo confere ao local um ar mais elegante.

Se você está procurando um produto colorido, o nanoglass certamente não serve para você. Infelizmente Ele só é encontrado na cor branca.

Degraus de nanoglass
Banheiro com nanoglass

Por sua aparência homogênea e alta resistência o nanoglass é muito utilizado em bancadas de pias e cozinhas.

Todas a pedras sintéticas citadas acima precisam de muito cuidado ao se depositar panelas e outros objetos quentes sobre elas. Por serem muito sensíveis ao calor as pedras ficarão com manchas que não sairão com a limpeza. Para evitar esse contratempo, compre porta panelas de boa qualidade e tenha-os sempre à mão quando for cozinhar.

Utilize somente detergente neutro e água para a limpeza de sua pedra sintética.

Finalmente chegou a hora de decidir qual material você vai comprar e partir pra colocação. Por certo sua bancada vai ficar linda!

 

Créditos de imagens: tecto, Marmoglass, decofacil, habitissimo, Kitchenid, DuPont, oarquitectosconstrutores, Blog da Casa, Mármores - SA Martins, Cosentino, Construindo Decor
Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *