Piscina em casa: tudo o que você precisa saber!

Sol, calor, final do dia ou da semana… Uma piscina é a melhor coisa que sua casa pode ter nos dias de verão. Mas quanto custa construir uma piscina, quanto tempo leva, qual o melhor modelo, vale a pena ter uma piscina em casa?

Se você está pensando em construir uma para curtir o verão e está cheio de dúvidas, continue lendo!

Tipos de Piscina

São 3 os principais tipos de piscinas disponíveis no mercado: alvenaria, fibra e vinil. Cada um tem características, preço e condições de construção e manutenção próprias.

  • Piscina de Alvenaria: Como o próprio nome diz, é feita em alvenaria e revestida de azulejos ou pedras. Tem ampla liberdade de formas e tamanho. Por outro lado, apesar da construção complexa e da mão de obra especializada, é piscina para a vida toda!

piscina de alvenaria

  • Piscina de Fibra: Feitas a partir de fibra de vidro. São piscinas térmicas, de fácil instalação e excelente durabilidade. Se há uma desvantagem, é não se pode ousar nas formas e revestimentos.  Ou seja, você deve se contentar com os modelos existentes no mercado… mas, se está em busca de custo benefício e um dos modelos se encaixar no layout do seu terreno, essa é a escolha certa para você!

como construir uma piscina em casa

  • Piscina de Vinil: Esse modelo nada mais é que um revestimento de vinil sobre uma base de de alvenaria. Ela possibilita ampla liberdade criativa na hora de escolher a forma da piscina de casa e tem o melhor preço do mercado. Mas, por outro lado, também é a de pior durabilidade com vida útil de 8 a 10 anos.

o que é piscina de vinil

Construindo uma Piscina

Comece pensando seriamente se é isso mesmo que você quer! Piscinas exigem manutenção constante e atenção quadruplicada em casas com crianças e animais de estimação. Por outro lado, casas com piscina são valorizadas no mercado imobiliário e proporcionam dias de diversão sem fim.

Se a sua resposta é “sim! eu quero!”, então comece observando o seu terreno: onde ficará a piscina?

Faça um checklist para encontrar o local ideal:

1 – Procure um local plano (embora seja possível aterrar e nivelar a área);

2 – Com muito sol para aquecer a água e proporcione o máximo aproveitamento;

3 – Longe de árvores e telhados que podem gerar sujeira e pingadeiras!

Em seguida, analisar o solo, solicitar autorização para a prefeitura e contratar mão de obra especializada são o início do caminho a ser percorrido por você que deseja ter uma piscina em casa para encarar o verão.

como construir uma piscina

Todos os modelos de piscina exigirão que o terreno seja escavado. Nos modelos de fibra de vidro, o trabalho basicamente para por aí, por isso é a de construção mais rápida e simples, podendo ficar pronta em menos de 30 dias.

Já nos modelos de alvenaria e vinil esse é apenas o primeiro passo. A partir daí é necessário compactar a terra, impermeabilizar muuuuuuito bem o local e construir a estrutura de concreto com pilares de sustentação a cada metro. Nunca é demais ressaltar: procure uma mão de obra especializada para garantir que tudo corra bem durante e após a construção da piscina. Lembre-se que muitas vezes o barato sai caro!

como impermeabilizar piscina

Uma piscina de alvenaria, em correndo tudo bem durante o processo construtivo, pode ficar pronta em 60 dias. Ou seja, com tempo de sobre para aproveitar o verão!

Caso você não saiba, quando sua piscina ficar pronta será necessário chamar um caminhão pipa para enche-la.

Quanto custa construir?

Pelo que você já viu, o preço da piscina vai variar muito de acordo com o tipo da piscina escolhido, o material do revestimento, o local onde ela será instalada (se o terreno precisar de nivelamento ou outras intervenções), o tamanho da piscina, os acessórios instalados, etc.

tipos e modelos de piscina

Via de regra, as de vinil são as mais baratas e podem ser construídas por R$ 8.000,00. Mas lembre-se da durabilidade curta desse modelo.

Os modelos em fibra vem em segundo lugar e podem custar a partir de 15 mil.

Já as de alvenaria tem os maiores custos, principalmente pela mão de obra e revestimentos necessários, que devem ser da melhor qualidade. Para uma piscina desse tipo, espere gastar a partir de 20 ou 30 mil reais.

Como funciona?

Em uma explicação bem simples, você precisa saber que a água da piscina deve ser constantemente filtrada, para isso, são instalados dispositivos de aspiração que retiram a água para ser filtrada e, posteriormente, devolvida pelos dispositivos de retorno.

As piscinas também contam com um Skimmer ou Ladrão (nas piscinas de vinil) que mantém o nível da água e impedem que a água transborde – o excesso de água da piscina é jogado nesses mecanismos de drenagem, filtrada e devolvida pelos dispositivos de retorno.

Um filtro de qualidade e bomba adequada para fazer tudo isso funcionar são, portanto, fundamentais.

Por fim, existe ainda um dreno de fundo e/ou um ralo, responsáveis também pela drenagem, mas, principalmente pelo esvaziamento da água.

piscina em casa passo a passo

Agora que você já tem uma boa base, bora construir a piscina dos sonhos?

casa decorada com piscina

Leia também: Estilos e materiais para decks para área externa

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *