Sala com Lareira e TV: Um sonho possível

Ter uma lareira em casa é um convite ao aconchego e ao bem-estar. O que poucas pessoas sabem é que lareira não é item de luxo, que só tem seu lugar em grandes casas de campo ou apartamentos enormes.

Nada impede que você tenha uma aí na sua sala pequena de apartamento. A regra é: se cabe um rack, cabe uma lareira. Duvida? Continue lendo…

Casa com Lareira – Medidas Mínimas

Sim, com as novas tecnologias e modelos diferenciados, já é possível qualquer um ter uma lareira em qualquer lugar. Mas isso não quer dizer que você possa se descuidar da segurança, ok?

Para começar, recomenda-se que a lareira – independentemente do tipo de fogo que produza – esteja afastada de 90cm a 1m de qualquer móvel. Isso quer dizer que a distância entre o sofá ou a mesa de centro, e o rack onde ela estiver deve ser de, no mínimo, 90cm.

casa com lareira

A caixa de fogo (aquele vão livre em que se acende o fogo) deve ter 50cm de altura e profundidade. Daí já vemos que sua sala deve ter uma largura de 1,5m para comportar uma lareira. Viu?! A gente disse que cabia em salas pequenas!

lareira na sala

Outro cuidado é com a televisão. A TV deve estar pelo menos 70cm acima da boca do fogo (ponto onde o fogo começa). É importante ter isso em mente antes de sair instalando a lareira já que em alguns casos a TV pode ficar muito alta na parede e o sonho se tornar um pesadelo desconfortável.

lareira de embutir

Para driblar esse tipo de situação, vale descentralizar a TV e a fonte do fogo. Assim você mantém a televisão em uma altura confortável e não abre mão de sua lareira.

sala com lareira e tv

Escolha a Lareira certa

Você sabia que existem vários modelos de lareiras disponíveis no mercado? E que cada um é abastecido por um tipo de combustível diferente e tem requisitos próprios?

Pois bem, antes de comprar a sua, vale a pena pesquisar qual o modelo ideal para a sua casa.

Para saber mais sobre os tipos de lareiras, leia: LAREIRAS PARA TODOS

tipos de lareira

Lareiras a lenha – com fogo natural de verdade – necessitam de chaminés, para expelir a fumaça, por isso, nem pense em ter uma no seu apartamento. Já as lareiras à gás (funcionam como uma boca de fogão) requerem ventilação adequada e um ponto de gás bem ali na sala. Se você ainda vai começar a construir ou reformar, esse modelo pode ser bom para você, mas, se já está com a casa pronta, pense se o quebra-quebra vale a pena.

Lareiras elétricas são semelhantes a aquecedores. Elas não tem um fogo real, mas esquentam para valer. O único pré-requisito é um ponto de elétrica próprio para ela.

Lareiras ecológicas ou a álcool são as melhores opções para apartamentos. Modernas e portáteis, podem ser embutidas e dispensam instalações prévias e manutenção. O único inconveniente é o preço do combustível, que é mais salgado que a lenha…

Cuidados

Qualquer modelo e tipo de lareira exige um ambiente com boa circulação de ar. Quem se lembra das aulas de física do colegial? O fogo precisa de oxigênio como alimento. Por isso, por mais tentador que seja fechar a casa inteira e acender o fogo no inverno, não faça. Mantenha uma janela ou porta aberta para garantir uma oxigenação adequada.

modelo de lareira

Para instalar a TV sobre a lareira também são necessários alguns cuidados: mesmo respeitando a distância mínima entre o aparelho e a boca do fogo é indispensável criar um isolamento térmico entre eles. Madeira, pedra ou lã de rocha são algumas das possibilidades. Para não correr riscos desnecessários, contrate um profissional para fazer um projeto para você.

lareira moderna

Finalmente, fogo é fogo. Tenha certeza de que nenhum móvel, objeto ou tecido esteja próximo da fonte de calor ou que possa cair sobre ela com o vento. Cuidado também com crianças e animais de estimação. Uma opção sempre interessante é posicionar uma tela de lareira à frente do fogo. Existem no mercado vários modelos, de estilos e materiais diferentes. Escolha o que melhor combina com a sua casa!

Você também poderá gostar de: DECORAÇÃO DE SALA PEQUENA – DICAS E TRUQUES

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

2 respostas para “Sala com Lareira e TV: Um sonho possível”

  1. Olá
    Estou para fazer uma lareira a álcool debaixo da minha tv, vejo que ,em algumas imagens, tem uma bancada entre a lareira e a tv, a pergunta é, ela impede de o calor atingir a Tv? E quais seriam as medidas corretas com esta bancada , mais lareira e uma tv de 59 polegadas
    Obrigado

    1. Oi Marcos,
      A bancada não impede o calor de atingir a TV, não, embora possa diminuir um pouco o calor (nesse caso, o ideal é que a bancada seja em pedra natural, preferencialmente granito, que é mais resistente ao calor). O importante é colocar a TV a uma altura suficientemente afastada da caixa de fogo, ou seja, pelo menos mais que 70cm. Em muitos casos, isso significa que a TV fica muito alta, e desconfortável de assistir… Nesse caso, recomendamos que a lareira fique deslocada em relação à TV, como nas imagens que mostramos no post.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Casa Pensada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *