Tecido de Parede

Já falamos algumas vezes sobre o quanto uma parede pode ajudar na transformação de um ambiente. Basta uma cor de destaque ou uma composição de quadros, ou ainda, um lindo papel de parede. E por que não um charmoso tecido de parede?

Hoje vamos falar sobre a aplicação de tecido na parede. O tecido de parede é mais um tipo de revestimento que pode ser facilmente aplicado, com um custo razoavelmente baixo e sem quebra-quebra. Se você é um daqueles que gosta de pôr a mão na massa, a colocação não é tão difícil (assista o tutorial do Marcelo Darghan que é bem didático).

É claro que existem tecidos de parede caríssimos, na faixa de R$ 1.000,00 o metro linear, esses aconselhamos você contratar um profissional especializado para a colocação. Não dá pra ter erro na instalação de um produto desse valor, né?

Existem dois tipos de tecido de parede no mercado. Um que precisa de cola para a sua fixação e o outro, adesivado, que já vem pronto pra instalar.

Como escolher um tecido de parede?

Procure uma loja especializada ou opte por um tecido 100% de algodão, pois são mais resistentes e aderem melhor à parede. No máximo você pode utilizar-se de um tecido com composição mínima de 70% algodão e 30% sintético.

Esse tipo de revestimento tem que ser higienizado com frequência pois acumula muita poeira, podendo causar problemas respiratórias nas pessoas atópicas.

Os tecidos compostos por 100% de algodão devem ser limpos da seguinte maneira:

Retirar a poeira com um espanador, aspirador de pó ou um pano branco tipo gaze;

Não usar nenhum tipo de produto químico;

Não lavar;

Não aplicar em áreas com alta incidência de luz, pois perdem a cor em pouco tempo.

Já os tecidos mistos também devem receber os mesmos cuidados dos puros, mas aguentam uma passada de pano úmido bem espremido.

Os tecidos Acquablock que são impermeáveis podem ser colocados em áreas úmidas, mas sempre afastados das áreas molhadas, como backsplash e box.

Os tecidos adesivados são autocolantes. Por serem impermeáveis exigem menos cuidados. Esse tipo de tecido pode ser aplicado em diversos tipos de materiais. Paredes, madeira e vidro podem ser revestidos por esse tipo de tecido.

Dicas importantes para você saber antes de aplicar um tecido na parede:

– Após escolher a parede em que será colocado o tecido, limpe-a com um pano úmido e detergente neutro para retirar a sujeira. Espere secar por 24 horas. Se a parede apresentar imperfeições o ideal é que ela seja corrigida e lixada antes de receber o tecido. Perceba que toda e qualquer imperfeição irá aparecer após a colagem do tecido à parede.

– Compre uma cola de excelente qualidade (veja como preparar a cola no vídeo do Marcelo Darghan).

– Tenha cuidado na escolha do tecido. O ideal é que você vá até a loja e peça amostras dos que você mais gostou. Chegando em casa coloque o tecido no espaço em que será usado e veja o que melhor combina com a sua decoração. Se não gostar de nenhum, continue procurando até achar o tecido perfeito.

Agora é só se inspirar e levar muito charme e personalidade para a sua parede.

Créditos de imagens: loja.karsten, kzablog, lovethispic, Decor Fácil, OLX,  kathykuohome,  Aix Casa,  Decoração e Arte,  kecekece, decoracaoeinvencao,  catranblog,  Decoracao I
Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *