Trocador na Cômoda do Quarto de Bebê

Ter um trocador no quarto do bebê não é apenas importante, é fundamental! Mais que isso,  ele deve estar posicionado corretamente, em uma altura adequada, com as medidas certas, e rodeado por acessórios de apoio. Tudo isso para trazer um pouco de praticidade e conforto para seus dias (e noites) atribulados. Além de muito mais segurança para seu bebê.

Apesar de parecer muita coisa, não se desespere! Organizamos todas as dicas aqui para você tirar de letra a criação desse espaço.

Trocador na Cômoda

A melhor e mais tradicional maneira de incorporar um trocador no quarto do bebê é apoiado sobre uma cômoda. Além de criar um apoio perfeito, a cômoda ainda será muito útil para organizar as roupinhas do seu bebê!

quarto bebe branco

Cômodas com nichos são super versáteis, já que podem ser usadas abertas, ou com caixas ou cestos organizadores.

comoda trocador quarto bebe

Ainda mais, as cômodas podem ser utilizadas para trazer cor e estilo pro quartinho! Peças coloridas ou com puxadores diferentes são uma maneira infalível de economizar no restante da decoração!

trocador padrão americano

Por outro lado, se o quarto do seu bebê é pequeno, talvez seja interessante investir em uma marcenaria planejada. Ou mesmo em um móvel multifuncional. Isso porque, quando chegar a hora de trocar o berço por uma cama padrão, a cômoda pode ter que ser retirada do espaço.

ideias trocador quarto bebe

Para isso, use estantes ou móveis que possam ser utilizados posteriormente em outros ambientes da casa. De outra maneira, aposte em uma marcenaria planejada que cresça com a criança: uma escrivaninha com altura regulável, por exemplo, é um investimento com retorno garantido!

moveis multiuso quarto bebe

Alternativamente você pode utilizar um berço com cômoda, acoplados em uma única peça. Além de significar uma boa economia na hora da compra (em contraposição à compra das duas peças separadas), a mudança será completa na transição para a cama.

berço com comoda

Finalmente, caso não queira investir em uma cômoda, você pode utilizar um trocador portátil, que se sobreponha ao berço ou à banheira do bebê. Economia de dinheiro e espaço!

Você também poderá gostar de: OS 4 MANDAMENTOS DO QUARTO MONTESSORIANO

Tipos de trocador e medidas

Primeiro você tem que saber que existem dois tamanhos padrão para o trocador:

  • Trocador Padrão: É quele colchãozinho tradicional que estamos acostumados e que tem, em média, 70cm x 40cm e 5cm de altura.

nicho prateleira bebe

  • Trocador Padrão Americano: Ao contrário do nacional, o trocador americano é maior (80cm x 50cm), mais alto (pelo menos 10cm) e conta com bordas altas, que seguram o bebê no centro do colchão. Apesar de menos agradável aos olhos, as mamães juram de pé junto que é muito melhor que o nacional.

nicho quarto bebe

Portanto, uma cômoda para acomodar um trocador deve medir, pelo menos, 90cm x 60cm. E fique esperta quanto à altura: entre 85cm e 95cm é o ideal para evitar dores nas costas.

Mas, atenção! Embora um trocador sobre a cômoda funcione muito bem, é importante que haja espaço de circulação ao redor do móvel. Isso porque o trocador ficará na posição horizontal sobre ele: embora nos primeiros meses seja possível trocar as fraldas do bebê nessa posição, assim que ele crescer e desenvolver mais movimentos isso será impossível. Nesse momento, você terá que se posicionar na lateral da cômoda e utilizar o trocador na vertical.

arrumando o quarto do bebe

Acessórios sempre à mão

Além do espaço para o trocador, é fundamental prever um apoio para todos os acessórios indispensáveis à troca das fraldas e da roupa. E não pense que são poucos, não!

Potes com algodão, lenços umedecidos, pomadas, garrafa com água, lixeira e as próprias fraldas, claro. Para garantir a segurança do bebê e agilidade no dia a dia, esses objetos tem que estar à mão.

como arrumar a comoda do bebe

Por isso, considere pelo menos mais 30cm de área livre (além do trocador) sobre a cômoda para acomodar o kit higiene, ok?!

quarto bebe azul

Criando pontos de apoio ao redor do trocador

Entretanto, a verdade é que na hora H é preciso muito mais itens na hora de trocar o bebê. E você só irá descobrir quais com o tempo.

Portanto, preveja desde o momento que montar o quarto do bebê alguns pontos de apoio coringa ao redor do trocador. Uma (ou mais) prateleira sobre a cômoda é excelente para isso.

prateleiras no quarto do bebe

Também nichos ou mesmo um carrinho com rodízio podem te ajudar a acomodar tudo, sem dores de cabeça.

ideias para apoio no quarto do bebe

Seguindo essas dicas você não terá noites de sono garantidas, mas com certeza a troca do bebê será muito menos estressante! 😉

Procurando ideias para montar um quarto de bebê neutro e unissex? Leia também: DECORAÇÃO DE QUARTO DE BEBÊ: APOSTE NO VERDE!

Facebooktwittergoogle_pluspinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *